Consiste Consultoria e Sistemas Ltda

Fale Conosco | Busca   

LUNCH-in CONSISTE

Foto PalestranteLUNCH-in com Guilherme Bellintani
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Tema: Sua história de vida e os desafios da gestão pública municipal

Resumo do evento

Guilherme iniciou dizendo se orgulhar de um momento como o LUNCH-in.

De uma família de classe média de Salvador, viveu os primeiros 4 anos num sítio em Lauro de Freitas. Os pais, apesar de trabalharem na capital, achavam que a vida em um local mais afastado do centro urbano era mais tranquila. Nessa época, a mãe era funcionária pública e o pai professor de história. Quando o pai faleceu, a família se mudou para Salvador.

Ainda criança, viveu uma experiência que o fez se atentar para a vida do empreendedorismo: uma empresa de eventos que funcionava próximo de onde ele morava descartou um saco de lixo contendo tickets de diversas cores. Uma criança descobriu esses tickets e durante os 2 ou 3 anos seguintes isso se tornou a moeda da criançada. Alguns alugavam a própria bicicleta em troca dos tickets. A cada dia, a criança que acordasse mais cedo poderia se declarar o dono de alguns brinquedos do playground, podendo então cobrar tickets das outras crianças para que pudessem usar os brinquedos. Foi assim que Guilherme ficou "rico" em meio a sua turma.

A vida de classe média, apesar das dificuldades, possibilitou que ele sempre estudasse em escola particular, na mesma escola em que o pai foi professor. Guilherme considera que sua formação foi bastante heterogênea, pois tinha a compreensão de uma criança que tinha acesso a outras crianças de famílias com maior poder aquisitivo, mas também tinha contato com crianças com menor poder aquisitivo. Brincava no playground, mas também tinha amigos com quem se divertia na rua.

Bem sucedido na área imobiliária, Guilherme diz que já perdeu muito dinheiro com muitas coisas na vida, mas com imóvel nunca. Nem sempre o imóvel vai dar o retorno com a liquidez que se imagina, mas dificilmente vai dar prejuízo. Por esse motivo, muitas pessoas se surpreendem quando ele revela que mora de aluguel, mas essa, é uma escolha planejada.

Há 10 anos, Guilherme e um sócio compraram uma faculdade que havia sido inaugurada 2 anos antes e a transformaram no que hoje é a Faculdade Baiana de Direito, atualmente com 11 sócios, sendo que 9 deles são também professores na própria instituição.

Antes de tomar posse como prefeito, ACM Neto estava compondo as secretarias do município e desejava um perfil jovem, da área privada, que fosse uma pessoa de ideias e também de ação. Foi então que surgiu o nome de Guilherme, hoje Secretário de Educação.

A gestão pública muitas vezes é pautada pelas expectativas das pessoas, mas nem sempre a coisa certa a ser feita atende a essas expectativas. A exclusividade de uma única marca de cerveja no carnaval, por exemplo, fez a arrecadação com patrocínio aumentar de 5 ou 6 milhões para 25 milhões de reais. Guilherme revelou que instituir uma zona de restrição de venda de uma única marca de cerveja no período de carnaval foi a operação mais complexa que considera já ter feito. Claramente o ônus dessa ação é a privação da liberdade de escolha de qual marca de cerveja o cidadão vai consumir, por isso a prefeitura recebeu tantas críticas por parte da população.

Bellintani disse que está na Secretaria de Educação para em primeiro lugar poder contribuir com a cidade, em segundo lugar para satisfazer o ego, a vaidade mesmo. "Isso é importante porque é fruto do orgulho das coisas que a gente faz, mas lógico que é uma vaidade controlada, singela, cuidadosa. Isso nos faz ter histórias para contar, e traz a sensação de dever cumprido".

Todo mundo fala da importância da educação, mas na prática os cidadãos da classe média e a imprensa dão pouca importância para a pauta da educação pública. As notícias, por exemplo, ao invés de mostrar que "as aulas recomeçaram", mostram que "o trânsito piorou porque as aulas recomeçaram".

A educação é o foco de tudo!

Fotos do Evento

Clique nas bordas para passar

  • LUNCH-in CONSISTE com Guilherme Bellintani
  • LUNCH-in CONSISTE com Guilherme Bellintani
  • LUNCH-in CONSISTE com Guilherme Bellintani
  • LUNCH-in CONSISTE com Guilherme Bellintani
  • LUNCH-in CONSISTE com Guilherme Bellintani
  • LUNCH-in CONSISTE com Guilherme Bellintani
  • LUNCH-in CONSISTE com Guilherme Bellintani
  • LUNCH-in CONSISTE com Guilherme Bellintani
  • LUNCH-in CONSISTE com Guilherme Bellintani
  • LUNCH-in CONSISTE com Guilherme Bellintani
  • LUNCH-in CONSISTE com Guilherme Bellintani
  • LUNCH-in CONSISTE com Guilherme Bellintani

Voltar

Conheça o XTR - Multiplicando Tempo e Resultados, a solução que apoia a missão, visão e ambição de sua organização!

Leia mais

Compartilhe essa página

CONSISTE Social - Siga-nos!  

A CONSISTE

Av Vasco da Gama, 2931 - 2º andar
Brotas - Salvador/BA - Brasil
Fone: (71) 2102-6969
Fax: 2102-6999

E-mail: contato@consiste.com.br

Todos os Direitos Reservados

Copyright 2011 CONSISTE Consultoria e Sistemas Ltda - Proibida a reprodução, parcial ou total, de qualquer conteúdo deste site, sem autorização prévia.