Consiste Consultoria e Sistemas Ltda

Fale Conosco | Busca   

Um sonho quase impossível

Por: Aílton Sepúlveda

Fui uma criança muito pobre. Meu pai nos abandonou quando eu tinha um ano de idade e minha mãe, ficou com seis filhos totalmente desamparada. Meu avô e meus tios a desterraram e a deserdaram, porque eu e os meus irmãos éramos fruto de um amor “proibido”. Neste estado de pobreza e quase miséria, saímos de Minas Gerais para Salvador quando eu tinha dois anos. Estudávamos em colégio público num turno e no outro, frequentávamos oficinas para aprender um ofício. Assim, minha mãe tinha condições de trabalhar para nos sustentar e à noite com todos recolhidos no casebre, nos dava aula de religião, ética, higiene e civilidade, conferia deveres de casa, cozinhava, lavava, passava e ainda fazia lindos bordados à mão ou à máquina para completar a renda. Neste cenário, fui alfabetizado em casa e depois frequentei a escola primária São Vicente Paula, mas no terceiro ano primário abandonei os estudos.

Aos 16 anos, morando em Jequié com meu irmão mais velho, a situação era desconfortável e, numa noite em profunda solidão e incerteza da vida, refleti: O que serei no futuro?

O homem tem três caminhos para se estabelecer: herdando, roubando ou trabalhando. Analisei: herdar não podia, roubar é impossível, com os princípios éticos que fui criado. Só me restou o trabalho, mas em que? naquela noite decidi ser médico. Voltei para Salvador, estudei para admissão ao ginásio, fiz o madureza e ingressei na faculdade de medicina em 1968. Realizei meu sonho sem matar, roubar, traficar e sem me prostituir cheguei onde eu almejei.

Voltar


O que serei no futuro?

Aílton Sepúlveda

Médico, desde 1973, especializado em Psiquiatria, Saúde Pública, Metodologia do Ensino Superior, Homeopatia, Análise Transacional, Psicoterapia Analítica Junguiana, Diretor de Saúde do Estado, Chefe de Gabinete da SESAB, Secretário Particular do Governador César Borges e seu segundo suplente no Senado Federal.

Compartilhe essa página

CONSISTE Social - Siga-nos!  

A CONSISTE

Av Vasco da Gama, 2931 - 2º andar
Brotas - Salvador/BA - Brasil
Fone: (71) 2102-6969
Fax: 2102-6999

E-mail: contato@consiste.com.br

Todos os Direitos Reservados

Copyright 2011 CONSISTE Consultoria e Sistemas Ltda - Proibida a reprodução, parcial ou total, de qualquer conteúdo deste site, sem autorização prévia.