Consiste Consultoria e Sistemas Ltda

Fale Conosco | Busca   

Sobre poder

Por: Anderson Rafael Fonseca Galvão

Fazia alguns anos que praticava a esgrima japonesa e ainda não havia feito Tameshigiri (Teste de Corte), quando em um encontro de artes marciais do Instituto Bodhidharma, houve um torneio de corte, aliás, o 1º Tameshigiri do estilo no Brasil, no qual representei a Bahia.

No local, se encontravam as maiores autoridades da esgrima japonesa (imagine a tranquilidade em que estavam os competidores).

Uma coisa importante nas artes marciais é a disciplina, fazer bem as coisas sempre.

Disciplina é algo fácil de dominar, principalmente quando se é jovem. Por isso, durante os dias que antecederam o torneio, fui atacado pelo que chamamos de “pensar demais”. Pensava que ia dar tudo errado, que o uniforme não estaria alinhado o bastante, iria executar os movimentos incorretamente, não controlaria corretamente a Katana e por fim, não cortaria o alvo, fazendo o seu suporte de metal cair num chão de pedra num salão completamente silencioso.

No momento de efetuar o corte, é necessário que o esgrimista esteja completamente concentrado, sem a menor perturbação em sua mente. Do contrário, não haverá um bom kiri (corte). Neste momento, o recinto absolutamente silencioso, mas com uma multidão de faixas pretas e Instrutores de artes marciais muito antigos nos observando.

Quando me encontrei em frente ao alvo de corte e me posicionei para cortar, aconteceu algo único: anos de treino, suor, esforço e dedicação de muitos discípulos se concentraram em um instante e no momento do corte não fui “eu” que cortei, mas um poder interno realizou perfeitamente as técnicas.

Percebi que o maior poder que podemos desenvolver é a união por amor aos semelhantes.

Voltar


...o maior poder que podemos desenvolver é a união por amor...

Anderson Rafael Fonseca Galvão

Diretor Estadual para a Bahia do Instituto Internacional Bodhidharma de Artes Marciais Filosóficas, faixa preta (Shodan) em Shinto Ryu Iai Batto Jutsu do estilo Shinto Ryu Budo, praticante de Nei Kung, praticante de capoeira, estudante de física na UFBA.

Compartilhe essa página

CONSISTE Social - Siga-nos!  

A CONSISTE

Av Vasco da Gama, 2931 - 2º andar
Brotas - Salvador/BA - Brasil
Fone: (71) 2102-6969
Fax: 2102-6999

E-mail: contato@consiste.com.br

Todos os Direitos Reservados

Copyright 2011 CONSISTE Consultoria e Sistemas Ltda - Proibida a reprodução, parcial ou total, de qualquer conteúdo deste site, sem autorização prévia.